Licenciatura Intercultural

Em 17/04/21 17:47

O Projeto de Estágio Supervisionado I e II denominado "Educação Matemática, Escola e Cultura: tecendo e (re)conhecendo saberes" sob orientação das professoras Ana Paula P. Baumann e Janice Lopes, tem como objetivos:

• Compreender conceitos essenciais da Etnomatemática, Educação escolar indígena, interculturalidade e decolonialidade, por meio da vivência e aproximação com o curso de Licenciatura em Educação Intercultural e seus estudantes;
  • Atuar no planejamento, auxiliando na produção de recursos e estratégias pedagógicas que auxiliem na compreensão de conteúdos matemáticos desenvolvidos durante os Temas Contextuais trabalhados pela área de Ciências da Natureza e Matemática;
  • Colaborar na implementação das atividades que serão desenvolvidas durante a Etapa de Estudos UFG do curso de Educação Intercultural, nos Temas Contextuais de responsabilidade da área de Ciências da Natureza e Matemática.

Uma das atividades desenvolvidas é a videoaula com o tema contextual "Sistemas de Orientações e Medidas" elaborada para que os estudantes trabalhassem sobre instrumentos de medidas padronizados e não padronizados, localização, distâncias, medidas de distâncias, transformações de unidades de medidas. A gravação é do monitor Emanuel com a elaboração dos professores Ana Paula Purcina e José Pedro M. Ribeiro para o curso de Educação Intercultural.