Livro: Como nos tornamos pesquisadores:

On 10/29/20 20:01

Professores Jaqueline Araújo Civardi, José Pedro Machado Ribeiro, Marcos Antônio Gonçalves Júnior, Maria Bethânia Sardeiro dos Santos, Maria de Fátima Teixeira Barreto, Regina da Silva Pina Neves, Rogério Ferreira e Wellington Lima Cedro são os autores da coletânea.

livro como nos tornamos pesquisadores?

Os interessados pelo livro poderão adquiri-lo pelo sítio eletrônico:

Editora CRV

Sinopse

 “Fico grato e feliz pela oportunidade de apreciar o presente livro. Ao me deparar com o mesmo me senti motivado a refletir sobre o título: Como nos tornamos pesquisadores? Antes de nos tornarmos pesquisadores, pensamos que a pesquisa acontece de forma linear e pontual - problemas, objetivos, métodos, dados, análises, resultados e conclusões. No entanto, esse processo é permeado por angústias, limitações, dúvidas, inseguranças, mudanças de paradigmas que a pesquisa nos propicia no decorrer da caminhada. Reconhecer estes componentes como intrínsecos à pesquisa, é aprender com o novo que ora é construído e ora se constrói, em uma trama de significados que o fazem ser significantes pela reflexão, pela interpretação, pelo olhar inquietante do pesquisador. É esse movimento, de construir, reconstruir e intervir que se constitui a atividade investigadora. Como convite ao caro leitor desse trabalho deixo as palavras do poeta Fernando Pessoa porque parecem oportunas ao iniciante na pesquisa, em especial, em Educação Matemática: “Pedras no caminho! Guardo todas. Um dia vou fazer um castelo”.”

Roberto Barcelos Souza

Professor colaborador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Educação em Ciências e Matemática UFG.

 “Angústia, dúvidas, desafios, conflitos, inquietações. Estes são termos que dificilmente serão encontrados em um livro sobre metodologia da pesquisa científica habitual, mas no entanto representam perfeitamente o ofício do pesquisador, seja ele iniciante ou experiente. É justamente essa faceta humana que este livro vem contemplar, aproximando a entidade que conhecemos por “pesquisador” daqueles que estão entrando no campo da pesquisa acadêmica, sejam graduandos ou pós-graduandos. Neste diálogo, nós, pesquisadores que iniciamos a nossa caminhada, tomamos conhecimento que não estamos sozinhos nos percalços da pesquisa, que o pesquisador não nasce pesquisador, mas assim se faz ao longo de seu ofício, que afinal, descobrimos, é feito a partir de imperfeições.”

Rafaela Silva Rabelo

Professora Colaboradora da Faculdade de Educação da USP.