banco de sangue

Banco de Sangue do HC-UFG necessita com urgência de doações

Em 10/03/21 18:36.

Doações estão sendo agendadas para evitar aglomerações

O Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), necessita com urgência de doações. Devido à pandemia de covid-19, as doações caíram muito, o que tem levado o Banco de Sangue do HC a sobreviver do empréstimo de bolsas de sangue do Hemocentro de Goiás (Hemogo) e de outros bancos de sangue parceiros. Para aumentar o número de doações para o Banco de Sangue do HC, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da UFG lançou uma campanha com o slogan "Em tempos de distanciamento social, a doação de sangue pode nos aproximar".

"Neste momento, estamos precisando de doações de todos os tipos de sangue, até mesmo dos mais comuns, como os tipos O positivo e A positivo. Também não temos nada em estoque de plaquetas", afirma a responsável médica pelo Banco de Sangue do HC, hematologista Luciana Cardoso Marinho.

Segundo Luciana Marinho, houve uma queda de mais de 30% nos estoques de bolsas de sangue em decorrência da diminuição da frequência de comparecimento dos doadores ao banco de sangue. "A pandemia de covid-19 agravou a nossa situação, pois estamos sofrendo desde o início da mesma com o desaparecimento até mesmo de doadores fidelizados. Estamos sobrevivendo de empréstimos, principalmente de plaquetas, pois o tempo de validade do concentrado de plaquetas é de apenas 5 dias, contando a partir do dia da coleta", ressalta.

Para evitar aglomerações, as doações estão sendo agendadas pelo telefone (62) 3269-8326. As doações são feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados, das 7 às 11 horas.

Perfil do doador

  • Necessita estar em boas condições de saúde;
  • Possuir entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). Menores de 18 anos, deverão comparecer ao banco de sangue acompanhados de um responsável;
  • Possuir, no mínimo, 50 kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Ter se alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Quais documentos levar?

O candidato deverá comparecer ao banco de sangue portando um documento original com foto recente, que permita a identificação do mesmo, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE).

 

Fonte: HC UFG